Volkswagen divulga especificações técnicas e dimensões do Taos; confira


Fabricante Alemã também dá detalhes dos itens de série que estão presentes em seu novo SUV médio, que por aqui, enfrentará o Jeep Compass.

O Volkswagen Taos está chegando para reforçar a família de SUVs da marca Alemã. Junto com os modelos Nivus, T-Cross e Tiguan Allspace, o Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen. O modelo será lançado no segundo trimestre deste ano. O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte – o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, em breve, os Estados Unidos e o Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan.

O Taos foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo. Em termos de peso, o Taos pesa apenas 1.420 kg, aliado ao motor 250 TSI Turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. E com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm. Já seu 0 a 100 km/h é feito em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, segundo a Volkswagen.

Esta motorização vai trabalha em conjunto com o sistema Start-stop, que desliga o motor ao parar o veículo, economizando combustível. O motorista pode desligar a função no botão “touch” do sistema de infotainment VW Play. Lá também é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor e câmbio, da climatização, do ACC – controle de cruzeiro adaptativo e do Ambient Light – iluminação ambiente com opção de 10 cores, que percorre o painel e as portas do Taos.

Espaço

Graças as estratégia Modular MQB, o Taos traz um ótimo espaço interno. São 498 litros de porta-malas, entre-eixos de 2.680 mm e largura de 1.841 mm. O comprimento do Taos é de 4.461 mm, incluindo os 900 mm do balanço dianteiro e 881 mm do balanço traseiro. A altura total é de 1.626 mm e a capacidade do tanque de combustível é de 51 litros.

Por ser um SUV, vamos especificar também os ângulos entrada e saída do modelo, são ele: 19° o ângulo de entrada, 26,3° o ângulo de saída e 20,1° o ângulo de rampa, além do vão livre do solo entre os eixos (246 mm). Os ângulos auxiliam a não raspar o assoalho ou os para-choques nos obstáculos do dia-a-dia. O conjunto de rodas utilizado no Taos é de 18 polegadas e pneus na medida 215/55 R18.

Tecnologia e conectividade

No segmento de SUVs médios, o Taos também se destaca pela conectividade, pois traz o painel composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas de 10 polegadas cada uma. De um lado, o painel digital Active Info Display, do outro lado está o VW Play, novo sistema de infotainment desenvolvido no Brasil. O VW Play possui ainda uma loja de aplicativos própria (VW Play Apps), HD interno de 10 GB e apps que permitem múltiplas funcionalidades, como agendar a revisão do carro, pagar estacionamento, ouvir audiobooks e baixar mapas de navegação, como o Waze, por exemplo.

Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, que controla a temperatura de forma eletrônica, possibilitando que motorista e passageiro selecionem a temperatura mais conveniente. Além disso, os passageiros do banco de trás também podem comemorar: há difusor de ar-condicionado traseiro com ajuste de fluxo, acoplado ao console central prolongado.

Segurança

O Taos vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente no momento em que a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) – ou por meio do botão no console. Para destravar o freio, basta posicionar a alavanca em “D” (Drive) e pressionar levemente o acelerador. O Taos conta com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, em todas as versões.

Entre os itens de segurança, podemos destacar o ACC com função Stop&Go. Ele possibilita que o motorista estabeleça uma velocidade e uma distância para o carro à frente – e o sistema freia e acelera o carro de modo autônomo. Se o veículo à frente parar, o Taos também vai parar e arrancar novamente dentro de 3 segundos, situação comum em engarrafamentos, por exemplo.

Outra função muito importante do sistema é a Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, que, a partir de um radar frontal, identifica o risco de acidente ou atropelamento – e alerta o motorista, e caso não haja reação, o Taos freia automaticamente. Na traseira, o modelo possui câmera de ré e detector de tráfego traseiro, o qual identifica movimentos atrás do veículo, ele pode até frear automaticamente o carro, se detectar um risco iminente.

Nos retrovisores externos, o Taos incorpora diversas funções, entre elas o recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento. O Taos possui também detector de ponto cego – o sistema emite luzes nos espelhos externos, alertando para que o motorista não troque de faixa naquele momento.

Há ainda itens como detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e sistema de frenagem pós-colisão, que atua em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto, reduzindo significativamente as consequências de acidentes multicolisã. Além de sistema Kessy – o sistema reconheça o sensor e permita abrir e fechar as portas com um leve toque na maçaneta, entre outros.

Galeria de fotos: VW Taos

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