More

    Por quanto tempo posso dirigir com carteira de motorista/CNH vencida?

    CNH vencida: Milhares de veículos e motoristas, circulam pelo país nas pequenas e grandes cidades. Mas, infelizmente nem todos possuem carteira de habilitação, tampouco estão com os documentos do veículo em dia.

    Mito ou verdade

    1-Um condutor pode dirigir o veículo com a sua CNH vencida por 30 dias: verdade.

    A Legislação Federal de Trânsito, permite ao motorista dirigir por 30 dias, após a sua carteira de habilitação ter expirado, sem o risco de levar uma multa ou alguma penalidade do órgão responsável.

    2-O cidadão deve renovar a sua carteira de habilitação de maneira obrigatória, mesmo que este não dirija, nem tenha veículo próprio: mito.

    Apenas quem fez o curso para obter a habilitação, e faz o uso do veículo deve renovar a CNH obrigatoriamente.

    3-Depois de expirada a validade da habilitação, o motorista terá que refazer todo o curso de obtenção para uma nova CNH, além de receber multa: mito.

    Após o vencimento da carteira, o motorista pode circular com o veículo apenas por 30 dias, e deverá renová-la em seguida sem a necessidade de refazer todo o processo de habilitação.

    Só será aplicada uma multa ao condutor, se este dirigir com a sua CNH vencida a mais de 30 dias do prazo tolerado, sendo assim, infração gravíssima.

    Veja Também

    ⇒ Toyota retoma vendas do Corolla PcD 2019

    ⇒ BMW Série 3 entra pré-venda no Brasil, por R$ 269.950

    ⇒ Toyota projeta novo crescimento em 2019

    4-Depois dos 65 anos de idade, o motorista não poderá mais dirigir: mito.

    Não existe limite máximo para um condutor dirigir um veículo. Somente um médico especialista em trânsito, poderá dizer se um indivíduo é apto para continuar dirigindo ou não.

    A partir de 65 anos de idade, o que muda é o prazo de validade da carteira de habilitação, que passa a ser de três anos, e não cinco.

    5-O motorista pode renovar a sua habilitação, muito antes dela vencer: verdade. Não é preciso esperar a validade da CNH expirar, para renovar a

    carteira, o condutor pode agendar a renovação trinta dias antes do vencimento da habilitação.

    6-O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro, durante uma blitz da Lei Seca, será liberado sem receber qualquer multa ou penalidade: mito.

    O condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro, será penalizado com a multa de valor máximo, mais a suspensão do direito de dirigir por um ano. Caso o motorista mostre sinais de embriaguez e alteração da capacidade motora, este deverá responder criminalmente pelas ações.

    7-O motorista pode dirigir usando apenas a cópia de sua carteira de habilitação: mito.

    Apenas a CNH original é aceita para comprovação do direito de dirigir. Nenhum outro documento a substitui.

    Aumento dos acidentes de trânsito

    No Brasil não são poucos os acidentes de trânsito nas ruas, avenidas, estradas e principais rodovias do país. O número de mortos é assustador, principalmente entre os jovens.

    Muitas pessoas fazem o uso indevido de bebidas alcóolicas, e insistem em dirigir os seus veículos, mesmo estando sem condições físicas e psicológicas de guiarem. O resultado não poderia ser pior: mortes e tragédias no trânsito.

    1 COMENTÁRIO