Mercado

GM Onix Plus é eleito o carro que menos desvaloriza

O sedã compacto foi o campeão geral da 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos; veja os vencedores por categoria.


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Com apenas 7,6% de depreciação em um ano de uso, o Chevrolet Onix Plus foi o automóvel melhor avaliado na 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 15 categorias e o campeão geral.

Em edições anteriores, Selo Maior Valor de Revenda – Autos chegou a ter 19 categorias. “Este ano, decidimos extinguir Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande porque esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses. Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro”, explica Joel Leite, idealizador da certificação.


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A pesquisa considerou os 102 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.

Segundo os organizadores, “seis modelos vencedores desta edição pioraram suas posições em relação à sexta edição do estudo, com índices de depreciação maiores. São os casos do Volkswagen uP!, Volkswagen Saveiro, Volkswagen Tiguan, Fiat Toro, Jeep Compass e Toyota SW4. Apenas dois modelos – Toyota Corolla e Toyota Hilux – conseguiram melhorar ainda mais os seus índices de depreciação. Essas variações refletem o comportamento do mercado – oferta e demanda – e o trabalho da indústria e sua rede de distribuição no quesito pós-vendas”.

Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.

Depois de sete edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos destaca também os modelos heptacampeões: Toyota Hilux e Toyota Corolla.

O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme é o indicador dos ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2020. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em agosto de 2019 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.

Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2019 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses e também não atingiram 1.000 unidades comercializadas no período, exceto a categoria Elétricos, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo

Veja por categoria os carros que menos desvalorizaram

*Modelo: porcentagem de desvalorização

Campeão geral:

  1. Chevrolet Onix Plus: 7,6%

Entrada:

  1. Volkswagen up!: 9,8%
  2. Ford Ka: 11,4%
  3. Toyota Etios: 12,6%

Elétrico:

  1. Renault ZOE: 9,9%
  2. Jaguar I-Pace: 10,2%
  3. BMW i3: 11,9%

Hatch Compacto:

  1. Hyundai HB20: 9,2%
  2. Volkswagen Polo: 9,9%
  3. Toyota Yaris: 10,3%

Híbrido:

  1. Volvo XC60 T8: 9,8%
  2. Toyota Corolla Hybrid: 10,6%
  3. Volvo XC90 T8: 11%

Minivan/Monovolume:

  1. Honda Fit: 9,4%
  2. Chevrolet Spin: 13,9%
  3. Fiat Dobló: 14,2%

Picape Pequena:

  1. Volkswagen Saveiro: 15,1%
  2. Chevrolet Montana: 16,4%
  3. Fiat Strada: 17,5%

Picape Compacta:

  1. Fiat Toro: 13,7%
  2. Renault Oroch: 14,3%

Picape Média:

  1. Toyota Hilux: 9%
  2. Ford Ranger: 10,2%
  3. Mitsubishi L200: 10,9%

Sedã de Entrada:

  1. Hyundai HB20S: 12,9%
  2. Fiat Grand Siena: 13,9%
  3. Ford Ka Sedan: 14,2%

Sedã Compacto:

  1. Chevrolet Onix Plus: 7,6%
  2. Volkswagen Virtus: 9,9%
  3. Honda City: 10,6%

Sedã Médio:

  1. Toyota Corolla: 8,9%
  2. Honda Civic: 9,5%
  3. BMW Série 3: 9,7%

SUV de Entrada:

  1. Honda HR-V: 9,2%
  2. Volkswagen T-Cross: 10,2%
  3. Hyundai Creta: 11,7%

SUV Compacto:

  1. Jeep Compass: 11,7%
  2. Volvo XC40: 12,2%
  3. Kia Sportage: 12,5%

SUV Médio:

  1. Volkswagen Tiguan: 10,9%
  2. Volvo XC60: 11,4%
  3. Mitsubishi Outlander: 12,1%

SUV Grande:

  1. Toyota SW4: 10,1%
  2. Volvo XC90: 11,9%
  3. Mitsubishi Pajero: 12,1%
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