Clássicos: Volkswagen SP1 foi esportivo que marcou época


O Volkswagen SP1 era equipado com motor 1.6, enquanto o SP2 1.7. Ambos foram inteiramente projetados, desenvolvidos e produzidos no Brasil.


CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Considerados por antigomobilistas como dois dos modelos mais belos da história da Volkswagen, o SP1 (motor 1.6) e o SP2 (motor 1.7) foram inteiramente projetados, desenvolvidos e produzidos no Brasil – o desenho foi assinado pelo célebre designer automobilístico Marcio Piancastelli. A apresentação dos modelos ocorreu em junho de 1972 e o SP2 foi produzido até 1976. Com baixos centro de gravidade e coeficiente aerodinâmico, os modelos traziam design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Boa visibilidade graças à ampla área envidraçada e dois porta-malas estavam entre suas características.

Eram esportivos com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel, bancos esportivos forrados de couro e volante com desenho exclusivo. Por fora, o SP1 trazia o inovador limpador de para-brisas com braço pantográfico, além de apliques na lateral que realçavam as linhas da carroceria. Com menos de 100 unidades produzidas, o SP1 é um modelo raro. A unidade em exposição é ano 1971 passou por diversos departamentos na Fábrica Anchieta, ficou guardado por anos, foi encontrado, totalmente recuperado e integrado ao Acervo da Volkswagen.

Galeria de fotos

Siga-nos no canal do Telegram

Canal Telegram